Gather Town e a nova realidade virtual criada para otimizar o trabalho remoto

Conheça a plataforma que surgiu para otimizar o trabalho da sua equipe e tenha à disposição do seu negócio um escritório no metaverso

As possibilidades de vida futura sempre estiveram presentes no imaginário das pessoas. Já em 1962, era lançado “Os Jetsons”, uma série de desenho animado que contava a história de uma família vivendo em décadas futuras.

Esteiras rolantes, smartwatches, chamadas de vídeo, televisores de tela plana, tablet, bronzeamento artificial… Uma série de recursos tecnológicos já estavam disponíveis para a família Jetson.

Os Jetsons e Rosie, sua empregada robô.

Essa vida fictícia e cheia de comodidades, promovidas pela tecnologia, saiu das telas e agora é uma realidade possível. Em alta velocidade, os avanços tecnológicos seguem impactando nosso cotidiano.

Mudanças no nosso dia a dia

Em tempos de crise, grandes inovações costumam surgir, e foi a pandemia quem impulsionou as maiores inovações na forma de as pessoas se conectarem sem precisar sair de casa.

O trabalho remoto se tornou obrigatório no período de isolamento social completo. Empresas e colaboradores precisaram se adaptar à nova realidade de maneira muito rápida, aderindo, obrigatoriamente, ao home office.

Atualmente, com o fim do isolamento social, algumas voltaram para seus escritórios físicos, outras adotaram o sistema híbrido e muitas optaram pelo espaço virtual.

E foi neste cenário que surgiu o Gather Town, uma incrível ferramenta que simula um ambiente de trabalho, com salas de reuniões, refeitório e tudo que for preciso para o trabalho dentro de um espaço virtual.

O Gather Town é o metaverso?

Metaverso é um conceito que tem sido bastante difundido com o avanço da tecnologia. Trata-se de um mundo ou realidade virtual que simula o nosso cotidiano, seja em relação aos ambientes de trabalho, de compras ou de atividades de lazer, por exemplo.

O Gather Town está, portanto, incluído no metaverso. É uma plataforma simples e intuitiva, que possibilita encontros virtuais corporativos, e surgiu como uma alternativa para otimizar o home office.

De acordo com a configuração feita pela empresa, é possível ter acesso a salas de trabalho privadas, coletivas, ambientes de descompressão, refeitório, jogos e muito mais.

Além de viabilizar o trabalho remoto, oferecendo possibilidades de comunicação fácil e imediata, a plataforma é uma espécie de jogo, em que cada integrante da equipe conduz seu avatar em um ambiente interativo e lúdico.

Há quem veja bastante semelhança do Gather com o jogo Pokémon, de Gameboy.

Como funciona o Gather Town

Cada usuário tem seu login e senha para entrar no espaço corporativo de sua empresa. Tem também seu próprio avatar, um personagem virtual que pode ser customizado com roupas, acessórios e até cor da pele e tipo de cabelo.

Dentro do ambiente, ele escolhe seu local de trabalho ou este pode ser determinado pela empresa. Ele tem à sua disposição os botões de áudio, de imagem e de compartilhamento de tela, que viabilizam as interações entre a equipe.

Se quiser se comunicar com algum colega, basta se aproximar deste e clicar em uma campainha, que irá emitir um sinal sonoro, alertando esse colega de que uma interação está sendo proposta. Se o áudio de ambos estiver ativado, a interação é imediata.

Acionando áudio e imagem, a experiência será semelhante a uma chamada de vídeo. Ou pode ser como uma chamada telefônica, se for habilitado apenas o áudio.

Caso seja necessário analisar juntos um documento, imagem, vídeo ou áudio, basta compartilhar a tela com o colega. Apenas os envolvidos próximos, no Gather, poderão ver e ouvir o que estiver sendo dito e compartilhado.

É possível, ainda, convidar um ou mais colaboradores para participarem da reunião informal, se necessário.

Seria como se você saísse de sua mesa de trabalho, em um espaço físico, e se aproximasse da mesa de um colega para trocar informações. Depois da troca, basta retornar ao seu espaço e voltar a trabalhar.

Estando sozinho, dentro de um ambiente privado, não é possível ouvir nada do que é dito pelo restante da equipe. Você consegue trabalhar em total silêncio ou ouvindo sua playlist preferida, por exemplo.

Como são as reuniões dentro do Gather?

De acordo com a configuração do escritório virtual de uma empresa, é possível criar uma ou mais salas de reunião, de tamanhos e com decoração diferentes ou não.

Quando uma reunião é necessária, basta enviar o invite aos convidados e, no dia e horário agendados, cada participante conduz seu avatar até o ambiente definido.

Nas salas de reunião, qualquer integrante pode abrir seu microfone e câmera. Todos os presentes ouvem e veem tudo que é compartilhado, como se estivessem em uma reunião presencial, de fato.

Clientes também podem interagir no ambiente virtual da empresa, quando convidados. O processo é o mesmo, entrada com login, senha e seu próprio avatar para conduzir pelos espaços no Gather.

Quais os benefícios do Gather Town?

Trabalhar de forma remota é desafiador, pois depende muito da capacidade individual de gerenciar seu tempo de trabalho. Além disso, o distanciamento entre a equipe pode afetar negativamente os resultados.

Com o Gather, porém, estes e outros problemas podem ser facilmente solucionados. Dentre os benefícios da plataforma, temos:

Gamificação da rotina de trabalho

Sair da rotina é algo que agrada, pois elimina a sensação de fazer sempre a mesma coisa, do mesmo jeito. O fato de customizar seu próprio avatar já é algo que foge completamente de qualquer rotina de trabalho.

Nos meses de junho e julho, por exemplo, é possível colocar chapéu e roupa xadrez. Esfriou? Gorros e cachecóis também estão disponíveis. Ou você pode, ainda, se deslocar pelos espaços usando um kart para ir mais rápido.

É aniversário de alguém? Coloque balões nos espaços, jogue confetes ou deixe uma caixa de bombons na mesa do aniversariante. São opções simples, mas que podem motivar e estimular a equipe, criando uma rotina mais lúdica.

Facilidade de interação

Ambientes corporativos, em geral, precisam de fluidez na comunicação diária, a fim de agilizar o fluxo de informações e minimizar ruídos. E, no Gather, as possibilidades são variadas para permitir uma comunicação rápida e fácil.

E-mails, mensagens, reuniões, nada disso é necessário quando houver necessidade de esclarecer dúvidas simples. Basta se aproximar do colega, em tempo real, e tudo pode ser resolvido de imediato.

Privacidade garantida

Há momentos em que precisamos de silêncio para trabalhar, sem o risco de sermos incomodados. No Gather, é possível manter-se na plataforma e, ao mesmo tempo, mostrar-se indisponível para interação.

Redução de ruídos na comunicação

Um dos grandes desafios da humanidade é eliminar ruídos na comunicação. Quando uma informação não pode ser facilmente verificada, um processo pode seguir por um caminho errado apenas pela falta de interação entre os envolvidos.

A plataforma Gather viabiliza variadas formas de interação, cabe aos usuários usá-las de forma assertiva para evitar ruídos.

Eliminação do distanciamento físico

O trabalho remoto já pressupõe a eliminação do distanciamento, mas, quando não há as ferramentas necessárias para garantir a comunicação entre as equipes, a distância acaba sendo um problema.

Com o Gather, é possível montar equipes com perfil diversificado, agregando pessoas de diferentes cidades e estados. Isso permite enriquecer os recursos humanos da empresa, com o compartilhamento de experiências e culturas.

Redução de custos

Manter um escritório físico implica em alguns investimentos financeiros específicos que não são necessários com um espaço virtual. Também não há despesas com a locomoção dos colaboradores, o que ainda evita riscos de acidentes no percurso.

Controle da jornada de trabalho dos colaboradores

Uma das queixas de alguns empresários é que, com o home office não dá pra saber se o colaborador está, de fato, trabalhando em seu horário de expediente, como seria esperado.

Com o Gather, é possível acompanhar entradas e saídas da plataforma, semelhante ao controle de ponto em ambientes físicos. Dá, inclusive, para solicitar a localização de um colaborador dentro do espaço virtual.

Você também pode se aproximar, sem aviso, de um colaborador e solicitar um relatório informal das demandas que estão sob a responsabilidade dele, por exemplo.

Como tirar o melhor proveito do Gather?

Desde o início da pandemia, a Hiro deu adeus ao escritório físico. No Gather, encontramos as ferramentas necessárias para desenvolver nosso trabalho com ainda mais qualidade, criatividade e rapidez.

Pudemos diversificar e enriquecer nossa equipe com a contratação de talentos do Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros estados e cidades.

Utilizamos, com propriedade, os recursos disponíveis na plataforma para a criação de espaços personalizados. E, assim, desenvolvemos um layout criativo, dinâmico e adequado às nossas necessidades.

Se você também quer entrar para o ranking de empresas antenadas com o novo, diversificado e inclusivo, a Hiro pode ajudar você.

Com os dados sobre as necessidades e expectativas do seu negócio, montamos toda a arquitetura da sua empresa virtual, usando o talento do time de criativos da agência Hiro.

Você pode ter não apenas um espaço virtual lúdico, prático e interativo, mas também um ambiente com a identidade do seu negócio.

Seja para montar seu escritório virtual ou encontrar soluções em estratégias de marketing, a Hiro é a melhor opção. Faça-nos uma visita e conheça um pouco do metaverso.