Conheça o case com a Grazy e saiba as #5 Formas de utilizar GIFs de três segundos em sua estratégia de marketing digital!

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Eles chegaram para ficar!

Independente do seu objetivo, seja ser reconhecido, gerar leads, promover sua marca, engajar nas redes sociais, os GIFs estão se mostrando excelentes peças para montar suas estratégias.

Fácil de consumir

Os Graphics Interchange Formats – ou somente GIFs – foram inventados em 1987 com o objetivo de permitir que imagens coloridas fossem adicionadas às páginas de Internet, mas as figurinhas só alcançaram popularidade em massa nos últimos 3 anos.

Por quê?

Claramente porque as pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdo visual.

Segundo a ciência, o cérebro entende o significado de uma imagem 60 mil vezes mais rápido do que um texto, realidade que sempre foi levada em consideração por especialistas em Comunicação.

Uma forma de estabelecer valor, construir sua marca no digital e impactar positivamente seus clientes é através da publicação com figurinhas animadas.

Atualmente, muito poder foi dado aos GIFs, porque eles podem ser utilizados ​​de várias maneiras, de entretenimento e educação a informações e gerenciamento da comunidade.

Porém, todo processo de engajamento começa quando nos deparamos com o COMO UTILIZAR.

Os GIFs podem ser usados ​​tanto nas redes sociais como no e-mail marketing como uma forma diferenciada e divertida de informar o público sobre um novo produto, uma nova campanha ou qualquer outra informação de uma marca, por um viés mais interessante e apelativo.

Sim!

Em apenas alguns segundos é possível atrair o seu cliente para o conteúdo que deseja.

O gosto por enviar GIFs começou tímido, mas bem engraçado, no meio familiar e entre amigos. Porém, a resposta positiva veio rápida, e logo, empresas em todo o mundo começaram a testar as figurinhas com seus clientes.

Starbucks, Coca- Cola, Samsung e Brahma são alguns dos grandes nomes que estão usando GIFs para dar vida e entusiasmo às suas estratégias de marketing de mídia social.

O Buzzfeed, por exemplo, adora usar GIFs no Tumblr e outras redes sociais, a fim de ajudar os usuários a folhear uma história o mais rápido possível, conseguindo capturar sua atenção e criar um esboço de seu conteúdo real.

Abaixo, a parceria entre Nintendo e Vans utilizando GIFs como estratégia de vendas.

Os GIFs são realmente excelentes para se considerar na estratégia de marketing digital de uma empresa, informando de um jeito rápido, leve e descontraído.

Confira aqui a lista dos GIFs mais utilizados em 2020: https://giphy.medium.com/giphys-most-viewed-gifs-of-2020-f198557f0080

Por que usar GIFs?

É muito fácil procurar por GIFs no aplicativo de buscas do Google.

A empresa não perdeu o começo da onda em 2019 e adicionou uma aba exclusiva na seção “Imagens” para exibir as pequenas animações encontradas pela web, bastando digitar o termo junto com a palavra “GIF” para conferir.

A maior plataforma do mundo, a Giphy (comprada em 2020 pelo Facebook), cria GIFs e possui um negócio semelhante ao do Google, com um banco de dados pesquisável e integração com as redes Slack, Facebook e Twitter.

Os GIFs estão atraindo a atenção, porque são fáceis de consumir e levam muito pouco tempo para serem apreciados. Oferecem capacidade de call-to-action e geram um impacto emocional que pode conectar sua empresa ao cliente em potencial.

Como o texto, às vezes, pode ser mal interpretado, o GIF fornece uma maneira de evitar esse mal-entendido sobre o tom ou o significado da mensagem, que tem sido a ruína de algumas campanhas de marketing.

De acordo com uma pesquisa publicada na Time, quase dois terços dos millennials entre 18 a 34 anos entrevistados disseram que os GIFs comunicam seus pensamentos e sentimentos melhor do que palavras.

SAIBA COMO FAZER DOS GIF’S SEU ALIADO NO MARKETING DIGITAL:

#1 Storytelling: Muitas imagens geralmente contam mais do que as palavras, logo, uma história visual contada sobre sua marca na forma de um GIF será mais atraente e realmente poderá dizer mais do que uma história escrita;

#2 Promova um produto ou serviço: apesar de sua brevidade, um GIF é uma ótima maneira de destacar recursos e benefícios de um produto ou serviço.

#3 Adicione interesse ao seu site: melhores do que o Flash, que retardava o tempo de carregamento da página do site, os GIFs não afetam o tempo de carregamento e oferecem interesse visual por meio de um breve movimento.

#4 Use e abuse das figurinhas em seus canais de mídia social;

#5 Envolva seu público: como os consumidores agora têm as ferramentas para criar seus próprios GIFs, é uma boa ideia gerar ideias com seu público de alguma forma com a tática de GIFs.

O que considerar antes de criar GIFs para sua marca

Embora possa ser divertido apenas fazer qualquer tipo de GIF que considere engraçado, quando se trata de uma divulgação para um negócio, é preciso pensar cuidadosamente sobre como usar GIFs para promover e descrever sua marca de maneira assertiva.

Um dos problemas de utilizar GIFs animados para fins comerciais está em usar o conteúdo original de outra pessoa. Esse uso prejudica a capacidade do proprietário dos direitos autorais de controlar os derivados de seu trabalho, e claro, fere a lei de direitos autorais.

No mais, é só sucesso.

Foi o caso da marca Grazi Eyerwear, que nos procurou em busca da criação de um conteúdo moderno no mundo digital.

A Hiro elaborou GIFs para serem usados no Whatsapp e Instagram, e em menos de 3 meses eles alcançaram cerca de 7,5 milhões de visualizações, resultando em branding awareness para a marca.

Esses GIFs estão disponíveis nas redes e são usados em muitos stories, mostrando a linha de óculos com uma orientação fun.

Até o momento, já se soma quase 70 uploads dos GIFs e 40 milhões de visualizações.

Para uma empresa que deseja um relacionamento humanizado e inovador, os GIFs podem ser uma opção além da escrita para a comunicação.

Gostaria de implementar em sua empresa?

Fale com a Hiro agora mesmo e vamos juntos criar estratégias de sucesso!

#VEMPRAHIRO